TCM de Goiás firma parceria para elaboração de Manual de Redação e Linguagem Simples

Carlos André (gravata vermelha) e membros do TCM-GO)
Publicidade

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) firmou parceria com o Instituto Carlos André para produção de um novo Manual de Redação para a corte. O objetivo é o documento traga orientações para uso de linguagem simples.

Esta não é a primeira parceria entre o tribunal e o professor de português e redação. No primeiro semestre de 2023, por iniciativa do presidente Joaquim de Castro, Carlos André ministrou um curso de Linguagem Jurídica Simples, com o objetivo de promover a adoção de um vocabulário mais acessível na elaboração de documentos jurídicos pelo TCMGO. O curso foi muito bem avaliado pelos participantes e contribuiu para uma comunicação mais eficiente e eficaz do tribunal para com os jurisdicionados e a sociedade.

O novo Manual de Redação, que será elaborado pelo professor com a colaboração dos servidores do TCM-GO, irá estabelecer diretrizes específicas para a redação de documentos institucionais, visando não só a clareza, como também a objetividade e a simplificação da linguagem.

“Com essa iniciativa, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás reforça seu compromisso com a transparência e a acessibilidade, buscando facilitar o entendimento dos cidadãos em relação aos seus documentos e decisões”, comentou o presidente Joaquim de Castro.

Carlos André é professor e fundador do Instituto Carlos André, centro de excelência em língua portuguesa e redação, conselheiro decano da OAB e vice-presidente da Escola Superior de Advocacia. Ele é graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006), foi representante da OAB Nacional no Senado da República no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e autor dos livros “A nova ortografia da língua portuguesa” e “Na ponta da língua”, ambos pela editora Kelps.