Marília Costa e Silva
O presidente da Comissão Especial de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral da OAB-GO, Samuel Balduínio, está divulgando vídeo nas redes sociais com objetivo de alertar os cidadãos da necessidade de ser enfrentar a desinformação e a corrupção nas eleições de 2022. A iniciativa faz parte do movimento Eleições de Fato lançado em 26 de maio passado.
“Cumprindo o seu dever constitucional, a OAB deve ser parceira da sociedade e defender a cidadania. Nós acreditamos na integridade do processo eleitoral”, afirma. “Queremos enfrentar tudo aquilo que, em algum momento, possa minimizar ou colocar em dúvida o processo eleitoral”, completa.
O movimento conta com a disponibilização de um site para acolher denúncias dos eleitores e divulgação de conteúdo que servirá para identificar as fake news, com carimbos como: falso, distorcido, exagerado, insustentável ou contraditório, como um “fact checking”. Há ainda a possibilidade de o eleitor enviar links e mídias.
“A disseminação de fake news é nociva para o processo eleitoral. Um dos propósitos desta ação é mitigar a possibilidade de interferência nos resultados das eleições”, conta Balduino. “É importante que a OAB-GO, uma instituição da sociedade civil, obedeça uma de suas obrigações constitucionais, que é a busca pelo respeito das instituições da República e ao Estado Democrático de Direito”, pontua.
O movimento conta com um canal no Instagram (@eleicoes.de.fato), e número no WhatsApp para confirmações de informações de forma mais rápida. “É possível confirmar o que é verdade, fake, o que foi distorcido ou exagerado. Nosso objetivo é receber informação correta enquanto agimos no combate à corrupção eleitoral”, afirma, acrescentando que é a “OAB Goiás resguardando a integridade do processo eleitoral e defendendo o direito da população de escolher seus representantes”.