De autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado a Lei Estadual nº 21.304 (originalmente processo nº 6299/19), que implanta o prontuário eletrônico do paciente na rede pública de saúde de Goiás.
Segundo a redação da lei, o meio eletrônico será utilizado para registro, comunicação e transmissão de autorização de procedimento ambulatorial e hospitalar, de intervenção hospitalar, assim como de resultado e laudo de exame, de receita médica e das demais informações de saúde.
O deputado justifica que a matéria dará um salto de qualidade no atendimento de saúde em Goiás, porque permite o acompanhamento dos pacientes e seu histórico. “O prontuário eletrônico garante maior eficiência e segurança nos atendimentos de saúde”, afirma Paulo Cezar, ao enfatizar que nele serão inseridas informações sobre consultas médicas, exames, internações e a anamnese de cada paciente atendido na rede pública de saúde do Estado.
Na prática, a ferramenta tecnológica permite que o médico tenha maior segurança nos diagnósticos de doenças, uma vez que terá acesso pleno ao histórico individualizado de cada pessoa atendida. “Além de aprimorar a gestão médica, a solução aumenta a segurança dos pacientes”, reforça Paulo Cezar. Fonte: Agência Assembleia de Notícias