Projeto Mais Justiça do TJ de Goiás leva serviços de cidadania à população de Porangatu

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizará em Porangatu, no sábado (13), das 8 às 17 horas, o projeto Mais Justiça. Os cidadãos terão acesso a serviços como consultas e mediação de processos, agendamento de audiências, além de práticas da cultura de paz. O evento será promovido no espaço do Cejusc, localizado na rua 7, no Centro.

O Mais Justiça conta com ações da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Corregedoria-Geral da Justiça do TJGO, além da parceria do Estado de Goiás, com os serviços da Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública e da Administração, por meio da unidade Vapt Vupt, e do Cartório de Registro Civil de Porangatu.

O coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes Campos da Silva, destacou a importância do evento. “O Mais Justiça tem o objetivo de proporcionar acesso à Justiça, garantindo que a população goiana tenha acesso célere e simplificado aos órgãos que compõem o sistema de Justiça do Poder Judiciário e aos demais órgãos públicos e entidades sociais parceiras, resgatando o direito de cidadania”, entatizou o juiz.

O juiz Leonys Campos complementou também que a oferta dos serviços irá beneficiar especialmente aos moradores das comarcas de Campinorte, Estrela do Norte, Formoso, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, São Miguel do Araguaia e Uruaçu, que compõem o 15º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Regional Virtual na comarca Polo Porangatu, região Norte do Estado de Goiás.

Serviços

Entre os serviços prestados estão a propositura de procedimentos pré-processuais e audiências de conciliação e mediação, além daqueles ofertados pelo Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental. A Corregedoria do TJGO conduzirá o Programa Pai Presente, que inclui reconhecimento de paternidade e realização de exames de DNA. A Coordenadoria da Mulher do TJGO, por sua vez, realizará palestras sobre procedimentos da Lei Maria da Penha, distribuindo cartilhas, vídeos explicativos e a cartilha com a história de Maria da Penha.

Além disso, o Cejusc e o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Unibrás oferecerão orientações e práticas jurídicas. Haverá também a emissão de registros civis. Os atendimentos do Vapt-Vupt incluirão espelhamentos e emissões de CPFs, serviços do Detran, como emissões de boletos, consultas a pontuações e emissão de 2ª via de CNH, além de serviços de internet. Equatorial e Saneago farão emissão de 2ª via de boletos. O Goiasprev realizará prova de vida e o Ipasgo emitirá boletos e regularizará pendências, além de outros atendimentos multifuncionais.

Serão realizados também testes rápidos de sífilis, hepatite, HIV e glicemia, além de aferição de pressão arterial. A faculdade parceira Impacto disponibilizará plantão psicológico. A Faculdade Unibrás, por sua vez, fará testes rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial, fisioterapia (alongamento coletivo e postura), atendimento psicológico e orientações sobre higiene bucal, atendimento clínico veterinário e recomendações sobre dosagem de calcário para quem possuir análise de solo. Haverá doações de cães e gatos.