Na eleição com a maior participação da história da instituição, a Chapa 1 – O Compromisso Continua, liderada pelo advogado Rafael Lara, foi eleita para dirigir a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) durante o triênio 2025-2027, com 80,31% dos votos, na primeira votação totalmente on-line da instituição, realizada nesta terça-feira (19). A chapa 1 também foi vencedora em 54 das 57 subseções do interior.
O número de votantes neste pleito representa um aumento de mais de 20% em relação à última votação, realizada em 2021, quando dos 25.549 advogados aptos a votar, 18.966 compareceram às urnas (74,23%). Nestas eleições, foram registrados 22.790 votos válidos.
A chapa Coragem Para Mudar, liderada pelo candidato à presidência Bruno Aurélio Rodrigues da Silva Pena, ficou em segundo lugar, com 13,76% dos votos válidos, seguida pela chapa Pela Ordem, do candidato Pedro Augusto Miranda de Almeida, com 5,93% dos votos válidos.
União e comprometimento com a classe
Lara, que concorreu à reeleição, destacou que o expressivo índice de votos é fruto de um trabalho de união e comprometimento com a classe. “Essa conquista é resultado de uma campanha limpa, justa e voltada exclusivamente para o bem da advocacia goiana”, afirmou. Durante a campanha, o candidato visitou 57 cidades e realizou diversas reuniões, fortalecendo sua conexão com a base.
Lara enfatizou que sua nova gestão será pautada pela continuidade de avanços, como a inclusão de jovens advogados e a transformação tecnológica da advocacia no Estado. Entre as propostas para os próximos três anos estão a criação do primeiro estúdio digital da advocacia, o fortalecimento das prerrogativas da classe e o apoio à inclusão digital de advogados sêniores.
Eleição on-line
A eleição foi marcada pela utilização do sistema eletrônico, que garantiu maior acessibilidade aos votantes. Lara classificou a novidade como um marco irreversível para o processo eleitoral da OAB.
Com o apoio de ex-presidentes da entidade e lideranças nas subseções, Lara afirma que assume o compromisso de honrar o legado histórico da advocacia em Goiás e reforçar os laços de união dentro da classe. “Estamos inaugurando um novo capítulo, onde a advocacia goiana será cada vez mais próxima, unida e comprometida com o progresso”, concluiu.