O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MPGO) inaugurou uma nova unidade na região Sul do Estado, com sede em Rio Verde, na quinta-feira (19/9). O ato de instalação foi oficializado pelo procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, que nomeou Anna Edesa Ballatore Holland Lins Boabaid, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Santa Helena de Goiás, como coordenadora da nova unidade. As atividades começarão na segunda-feira (23/9).
A área de abrangência do Gaeco Sul inclui as comarcas de Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Caldas Novas, Quirinópolis, Mineiros e outras adjacentes. A iniciativa faz parte da estratégia de descentralização do Gaeco, ampliando o alcance das ações de combate ao crime organizado em regiões estratégicas do Estado de Goiás.
Segundo Cyro Terra Peres, a descentralização é uma medida essencial para tornar as ações do Ministério Público mais eficazes. “Ao instalar uma unidade na região Sul/Sudoeste, fortalecemos o combate ao crime organizado e garantimos uma atuação especializada voltada para as particularidades regionais. Nossa gestão tem como foco intensificar esse combate, com unidades que abrangem a capital, o Entorno do Distrito Federal e, agora, a Região Sul, além de frentes especializadas em crimes cibernéticos e sonegação fiscal”, destacou o procurador-geral.
Rio Verde: polo estratégico para o Gaeco
A escolha de Rio Verde como sede da nova unidade do Gaeco foi estratégica, conforme explicou o coordenador do Gaeco, Carlos Wolff de Pina. “Rio Verde é um polo do agronegócio, movimenta muitos recursos financeiros e, por isso, atrai a atenção do crime organizado. A instalação de uma unidade regional permitirá investigações mais eficientes, adequadas à realidade local, para combater essas práticas criminosas”, afirmou.
A coordenadora da unidade, Anna Edesa, reforçou a importância da nova sede para o combate ao crime organizado na região. “A criação do Gaeco Sul demonstra o compromisso do Ministério Público de Goiás com o fortalecimento das ações de combate ao crime organizado. Rio Verde é uma cidade em crescimento acelerado e estrategicamente localizada. A nova unidade trará mais segurança e justiça para toda a região”, concluiu.
A regionalização do Gaeco foi instituída pelo Ato PGJ nº 9/2024 e tem como objetivo intensificar o enfrentamento ao crime organizado, com atenção às especificidades territoriais e demandas regionais.