
O professor e criminalista Marcelo Bareato foi empossado, na noite de quarta-feira (9), como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), durante cerimônia realizada por videoconferência. A nomeação ocorreu após parecer favorável emitido pela Comissão de Admissão de Sócios da entidade, a partir de requerimento apresentado pelo advogado goiano Pedro Paulo de Medeiros.
A solenidade foi conduzida sob a presidência do advogado Sydney Limeira Sanches, atual dirigente do IAB. Na ocasião, Marcelo Bareato destacou, em seu discurso de posse, o compromisso com os princípios da entidade. “Reafirmo meu compromisso com os ideais do IAB, para, mais uma vez, em tempos desafiadores como os atuais, assegurar a Justiça e a Democracia, conceitos fundamentais para manutenção da advocacia com o respeito e a credibilidade que merece, sempre como guardiã da cidadania”, afirmou.
Fundado em 1843, o Instituto dos Advogados Brasileiros é a mais antiga casa de estudos jurídicos das Américas. Sua criação está intimamente ligada ao surgimento dos cursos jurídicos no Brasil e ao desenvolvimento do exercício da advocacia no país. O IAB teve como missão inicial a criação da Ordem dos Advogados e, desde então, se consolidou como uma instituição voltada à defesa do direito, das instituições democráticas e das liberdades públicas.
Perfil
Marcelo Bareato é doutorando em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e ocupa a cadeira de n.º 21 na Academia Goiana de Direito. Com expressiva atuação na área penal e de direitos humanos, preside o Conselho de Comunidade na Execução Penal de Goiânia (GO) e integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB/GO e a Coordenação de Política Penitenciária da OAB Nacional.
Também é membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura de Goiás, coordenador da Comissão Intersetorial de Acompanhamento da Saúde no Sistema Prisional/GO e integrante do FOCCO – Fórum Permanente de Combate à Corrupção do Estado de Goiás.