Eugênio Cesário é eleito presidente e Iara Rios será vice do TRT-GO no biênio 2025-2027

Em sessão administrativa realizada nesta terça-feira (15/10), o Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) elegeu, por aclamação, o desembargador Eugênio José Cesário Rosa para o cargo de presidente do tribunal para o próximo biênio (2025-2027). A Vice-Presidência e Corregedoria Regional serão ocupadas pela desembargadora Iara Teixeira Rios. A posse dos novos dirigentes está marcada para o dia 7 de fevereiro de 2025.

Na mesma sessão, outros nomes foram definidos para funções de destaque. A desembargadora Rosa Nair da Silva Nogueira será a nova diretora da Escola Judicial (Ejud 18), com o desembargador Gentil Pio de Oliveira como vice-diretor. O desembargador Daniel Viana Júnior foi escolhido para assumir a Ouvidoria do TRT-GO, enquanto a desembargadora Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque ficará responsável pela Ouvidoria da Mulher, acumulando ainda o cargo de ouvidora substituta. A comissão de vitaliciamento de juízes do trabalho substitutos será composta pelos desembargadores Rosa Nair Reis, Paulo Pimenta e Welington Peixoto.

Depoimentos e compromissos da Nova Gestão

O atual presidente do TRT-GO, desembargador Geraldo Nascimento, destacou a continuidade administrativa garantida pela nova eleição, afirmando que a transição mantém o tribunal como referência em pacificação social e resolução de conflitos. “A eleição reforça o reconhecimento da sociedade e do meio jurídico, garantindo que continuemos a ser um centro de excelência”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a próxima gestão, em um cenário de avanços tecnológicos e inteligência artificial, terá o desafio de reinventar os processos de trabalho para continuar comprometida com a cidadania.

O desembargador Platon Teixeira Filho ressaltou a importância do processo de eleição por aclamação para garantir a continuidade dos projetos em andamento. “Toda a coletividade e os jurisdicionados saem ganhando com a estabilidade e o compromisso mantidos”, pontuou.

O desembargador Eugênio Cesário, eleito para a presidência, manifestou gratidão pela oportunidade e responsabilidade de liderar o tribunal. “Temos a missão de manter o nível de excelência e buscar avanços para redimensionar o tribunal e a jurisdição em benefício dos jurisdicionados”, disse, agradecendo aos colegas, servidores, advogados e à sua família pelo apoio e confiança.

A futura vice-presidente, desembargadora Iara Rios, também expressou agradecimentos, enfatizando a complexidade e a importância dos desafios enfrentados pela atual gestão e destacando a excelência do tribunal, que já foi agraciado diversas vezes com o selo diamante pela eficiência em seus julgamentos.

Outros futuros dirigentes também se manifestaram, como a desembargadora Rosa Nair Reis, que assumirá a Escola Judicial, e o desembargador Daniel Viana, que será o novo ouvidor. Ambos destacaram a responsabilidade e o compromisso de manter e aprimorar as boas práticas do tribunal.

Sobre os novos dirigentes

O desembargador Eugênio José Cesário Rosa possui longa trajetória no direito trabalhista, tendo ocupado diversos cargos no TRT-GO e em outras instituições públicas, com destaque para sua atuação na proteção ambiental e aos povos da floresta. Já a desembargadora Iara Teixeira Rios tem ampla experiência na magistratura e no Ministério Público do Trabalho, onde contribuiu significativamente para o fortalecimento da representatividade feminina e da acessibilidade no Judiciário.