Marília Costa e Silva
Toda equipe da Jacó Coelho Advogados participou, nessa terça-feira (28), da primeira reunião promovia pelo escritório no Metaverso. A novidade coloca o escritório goiano como um dos pioneiros na criação de uma versão da banca na plataforma, ou seja, em um ambiente virtual que simula a realidade.
O sócio e Diretor Administrativo-Financeiro e de Inovação, Matheus Coelho, explica que, além dos colaboradores da banca, estiveram presentes representantes da Stars, aceleradora de startups que participou do desenvolvimento projeto de metaverso da Jacó Coelho, que tem sede em Goiânia e filiais em cinco outros Estados.
Matheus explica que o escritório optou por adotar o metaverso devido ao seu compromisso de adotar sempre tecnologias que permitem inovação e melhorias aos seus clientes. “E essa reunião se provou ser uma oportunidade de testarmos a viabilidade dessa nova ferramenta e sua aplicabilidade para atendimento primoroso dos nossos”, explica.
Por ser uma tecnologia emergente, Matheus afirma que o escritório ainda está estudando a forma precisa de aplicá-la. O que se sabe é que o metaverso, segundo ele, poderá ser utilizado inicialmente o atendimento do cliente.
“Isso porque a tecnologia permite que se monte um escritório em qualquer metaverso, tornando esse espaço em mais um canal de atendimento. Um cliente de qualquer lugar do mundo pode entrar nesse escritório virtual, por exemplo, e ser atendido por nossa equipe como se estivessem ambos no mesmo espaço”, explica. E isso, de acordo com ele, pode estreitar ainda mais a relação entre cliente e seu representante legal.
Metaverso como potencial educacional
Matheus também afirma que o metaverso tem um potencial para ser utilizado como canal voltado à educação. “Com ele, conseguimos fazer simulações de audiências, reconstrução de casos complexos e que envolvam até acidentes”, explica.
Apesar de todo potencial, Matheus admite que a ferramenta ainda precisa ser consolidada pois ainda consome muita banda larga de internet, necessita de equipamento com placa de vídeo muito potente e com funcionalidades especiais para ser utilizado em sua plenitude.
Além disso, Matheus admite que por ser muito nova, a nova realidade ainda suscita debates sobre proteção de dados, propriedade intelectual e questões legais. “A legislação ainda não acompanhou esses avanços. E nós aqui da Jacó Coelho vamos acompanhar o avanço dos tribunais e da legislação sobre o tema antes de expandirmos essa nova realidade a todas nossas rotinas”, frisa.