Enil, Felicíssimo e Cançado devem definir candidato único da OAB Forte

Enil Filho, Felicíssimo Sena e Miguel Cançado serão os articuladores do grupo OAB Forte
Enil Filho, Felicíssimo Sena e Miguel Cançado serão os articuladores para escolha da chapa do  grupo OAB Forte

Marília Costa e Silva

Integrantes do grupo OAB Forte se reuniram no início da semana e decidiram que terão um candidato único para a disputa à presidência da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) no próximo mês de novembro. Durante o encontro, realizado no Hotel Blue Tree Towers, em Goiânia, ficou definido que a chapa será decidida pelo atual presidente da instituição, Enil Henrique de Sousa Filho, em conjunto com os ex-presidentes Miguel Cançado e Felicíssimo José Sena. Henrique Tibúrcio participou do encontro e foi cotado para compor a articulação, mas teria optado por atuar apenas como consultor no processo.

Além de Enil, Miguel e Felicíssimo participaram do encontro cerca de 15 presidentes de subseções do Estado. A reunião foi considerada positiva e teria resultado na recomposição do grupo, que nos bastidores protagonizava divergências internas desde a renúncia de Tibúrcio para ocupar a Secretaria de Governo e a eleição de Enil para o substituir à frente da OAB-GO.

Os critérios de escolha do nome do candidato da OAB Forte  deverão ser definidos até o início de julho, quando o grupo se reunirá novamente. Nos bastidores, acredita-se que serão avaliadas pesquisas quantitativas e qualitativas internas e o currículo de cada um dos pré-candidatos.

O atual presidente Enil Filho ainda confirmou a intenção de disputar o pleito, agendado para a segunda quinzena de novembro. Por enquanto ele está focado na sua gestão, preferindo deixar para mais tarde as questões envolvendo a eleição.

Cotados

Outros nomes têm sido cotados, como o do conselheiro federal Pedro Paulo Guerra de Medeiros, do atual presidente da Escola Superior da Advocacia, Flávio Bounaduce Borges e do secretário-geral Julio Cesar Meirelles.

Ao Rota Jurídica, no mês passado, Pedro Paulo afirmou que seu nome foi mesmo colocado à disposição do grupo e que caberá a todos escolherem o melhor representante nas eleições. “O que for decidido terá meu apoio incondicional”, pontua. Já Flávio Buonaduce afirma que seu nome estará sempre à disposição do grupo.

Júlio Meireles, por sua vez, acha que ainda é cedo para se fazer a escolha do candidato. “Precisamos trabalhar mais intensivamente para fortalecer o grupo OAB Forte”, afirmou ao Rota Jurídica.

Apesar de defender mais tempo para debates, Júlio Meireles acredita que seu nome será o escolhido. “Não trabalho com outra possibilidade”, diz. Segundo ele, a seu favor ele tem sua vasta experiência na atividade classista. “Já fui membro de comissão, conselheiro, juiz do Tribunal de Ética e Disciplina e diretor da OAB-GO”, pontua.

Paulo Teles

Ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Paulo Teles decidiu se desvincular da chapa OAB Forte para lançar candidatura própria à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).

Em relação ao possível impedimento de sua candidatura, o pré-candidato afirma que não vê empecilho. Ele diz que vai registrar sua candidatura e não acredita que haverá problemas. Se barrarem, Teles diz que entrará com recurso na Justiça.

O impedimento refere-se ao fato de, segundo o Regulamento Geral da OAB, depois de aposentado, o ex-desembargador deve ficar cinco anos sem exercer a profissão de advogado, a chamada quarentena. Ele se aposentou em 11 de setembro de 2012.