Começam a funcionar novos gabinetes e salas de audiência das varas do Tribunal do Júri de Goiânia

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, entregou nesta segunda-feira (27), juntamente com a diretora do foro, Patrícia Bretas, os gabinetes e salas de audiências do Tribunal do Júri da comarca de Goiânia.

São quatro varas criminais dos crimes dolosos contra a vida e uma UPJ Criminal, que funcionarão no mesmo complexo predial, localizado entre o Fórum Cível e o Centro de Distribuição, no Parque Lozandes. O local também abrigará os novos auditórios dos tribunais do júri da comarca de Goiânia, previstos para serem inaugurados no mês de julho.

Estrutura física

Prédio onde funcionam as quatro varas criminais dos crimes dolosos contra a vida da capital e a UPJ Criminal

O prédio com as quatro varas criminais dos crimes dolosos contra a vida da capital e a UPJ Criminal está localizado num terreno de 40 mil metros quadrados, em área de construção que ultrapassa 11 mil metros quadrados. A edificação, distribuída em dois pavimentos, terá, no térreo, dois tribunais do júri com capacidade para 76 pessoas cada, gabinete, celas, espaço para guardas com acesso exclusivo e estrutura para jurados.

Já o pavimento superior contará com dois tribunais do júri, um com capacidade para 76 pessoas e outro maior, para 208 pessoas, além de quatro salas para testemunhas e estrutura para o funcionamento de quatro varas criminais; cada uma composta por gabinete, sala de audiências, sala de assessores e assistentes, uma Unidade de Processamento Judicial (UPJ), além da sala de recepção.

Acessibilidade

O prédio também inclui estacionamento coberto para 137 veículos e 30 motos, bicicletário, destinados a magistrados, servidores, jurados e representantes dos órgãos do sistema de justiça participantes das sessões dos tribunais do júri. O projeto segue as normas de acessibilidade e uso sustentável.