Entendendo o impacto dos dados no mundo jurídico

Leandro Cruz*

A tecnologia, como grande protagonista do mundo empresarial, está cada vez mais sendo utilizada nas organizações para trazer aprimoramentos, otimizações e segurança no tratamento de informações. O avanço inovador da era digital também se torna uma pauta pertinente e obrigatória para escritórios de advocacia, que podem transformar seus processos em operações mais ágeis e confiáveis.

Com as portas da tecnologia abertas para o meio jurídico, a resolução e o tratamento de dados, especificamente, têm utilização estratégica para a rotina judicial, desde assuntos relacionados à privacidade de informações, até as funções analíticas que podem trazer insights valiosos.

Inclusive, um estudo realizado em 2023 pelo CEPI (Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Escola Direito de São Paulo) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) identificou departamentos ligados a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e gestão de inovação como principais área de atuação ou funções criadas nos últimos 5 anos dentro do setor de advocacia.

Assim, já não é mais novidade que o cenário jurídico testemunha tendências inovadoras, como adição de robôs e plataformas para gestão de processos legais, e, no quesito dados, este meio também pode aproveitar de oportunidades tecnológicas para impulsionar seus serviços e suas performances.

O que os dados podem oferecer aos advogados?

A prática jurídica tem vivenciado uma mudança sísmica devido ao crescente volume e complexidade dos dados. Agora, advogados possuem acesso a uma grande quantidade de informações, desde evidências digitais até análises preditivas, ativos cruciais para basear decisões estratégicas nas fases envolvidas em um caso legal. Nesse sentido, a capacidade de interpretar e extrair insights dos dados é essencial para manter a competitividade e eficácia no mercado jurídico moderno.

Com a aplicação adequada de tecnologia de dados, advogados podem otimizar processos complexos, reduzir o tempo gasto em pesquisas e análises, além de aumentar a precisão na identificação de tendências e padrões relevantes. A IA (Inteligência Artificial) é um grande exemplo de como grandes volumes de documentos legais podem ser examinados de forma rápida e exata, tornando-se uma vantagem competitiva que traz benefícios até mesmo para o atendimento com os clientes.

Justamente pelo seu caráter preciso, a tecnologia de dados desempenha um papel fundamental na formulação de estratégia legais, acionando análises que informam o melhor curso de ação a ser tomado para a eficácia de um caso. Além de antecipar possíveis desafios e jogar luz sobre oportunidades ocultas, a probabilidade de sucesso também aumenta, afinal, o aconselhamento jurídico será mais personalizado e com mais esclarecimentos.

Próximo passo: encontrar a solução de dados ideal

Os advogados podem aproveitar as informações provenientes de dados de várias maneiras para melhorar a eficiência, a precisão e a estratégia em suas atividades cotidianas. Entre as sofisticações, podemos pensar em pesquisa jurídica avançada, com buscas especializadas e análises preditivas, gerenciamento de documentos e descobertas eletrônicas, com plataformas que revisam dados eletrônicos e gerenciam arquivos, e a melhoria na comunicação, aprimorando a colaboração entre advogados e clientes, com status atualizados e armazenamentos seguros.

Para usufruir deste cenário, soluções especializadas são o caminho para o tratamento e a análise de dados no setor jurídico. Hoje, inovações estão disponíveis no mercado através de ferramentas de gerenciamento e soluções de automatização e adaptação de operações para processos mais práticos e com um toque digital. Ao disponibilizar tal integração, os fluxos de trabalhos jurídicos ficam mais capacitados e com mais respaldo para a eficiência dos dados.

Implementar é o passo inicial e, para isso, soluções precisam de adequação às necessidades, treinamento e monitoramento. É, definitivamente, um processo que exige responsabilidade e parceiros estratégicos, a fim de integrar os dados de forma correta, segura e com otimização contínua. Sabendo que as informações são proveitosas para as decisões e fluxos judiciais, aderir à inovação requer compreensão e a escolha de fornecedores especializados.

Já que a tecnologia está redefinindo o panorama jurídico, dinamizando a eficiência dos escritórios, impactando até mesmo na sua interface com os clientes, essa fusão traz perspectivas otimistas para o meio. Competência, confiabilidade e precisão são os principais benefícios que o tratamento exime de dados pode oferecer a um sistema jurídico mais justo e prático.

*Leandro Cruz é CIO da Oystr.