Alex Neder e Danilo Borges assinam artigo que integra obra coletiva lançada durante o XIII EBAC

Publicidade
Alex Neder e Danilo Borges durante o lançamento do livro

Os criminalistas Alex Neder, presidente da Abracrim Goiás, e Danilo Marques Borges, conselheiro nacional da Abracrim, assinam artigo que integra a obra coletiva idealizada pela Abracrim Nacional. A obra denominada “Temas contemporâneos da advocacia criminal: aspectos dogmáticos, processuais e de defesa das prerrogativas profissionais é escrita por grandes juristas brasileiros e foi lançada durante o XIII EBAC – Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal, que está sendo realizado desde quarta-feira (5) e termina nesta sexta-feira (7), em Vitória (ES).

O livro traz temas relevantes da atualidade e os autores goianos contribuíram com um artigo científico com a temática sobre o direito ao silêncio seletivo no tribunal do júri popular. No texto, os criminalistas mostram a ascensão do direito ao silêncio e contemplam as mais recentes decisões sobre o tema que ainda causa muita polêmica, mas que tem sido tratado pelos tribunais de forma a uniformizar as decisões, respeitando a garantia constitucional.

Alex Neder destaca que o artigo é uma contribuição, não apenas no aspecto teórico sobre o tema. “Narro também a experiência obtida durante décadas de vivência e experiência que tivemos antes e depois da Constituição Federal de 1988, período que pude assistir a transformação que a atual constituição trouxe ao mundo jurídico brasileiro de modo a consolidar os direitos e as garantias fundamentais tão esperadas após os anos tormentosos da ditadura militar, em que os direitos mais elementares foram suprimidos pelos atos institucionais de triste memória.”

Danilo Borges, por sua vez, aponta a importância do livro para a atualização e aperfeiçoamento dos advogados criminalistas. “Esta obra é uma contribuição valiosa para a advocacia criminal, trazendo uma reflexão profunda sobre os desafios e as responsabilidades que enfrentamos no nosso dia a dia. Espero que nossos colegas advogados possam encontrar nela subsídios importantes para a defesa das prerrogativas e para a construção de uma prática jurídica mais justa e eficaz.”

A obra teve como organizadores o presidente nacional da Abracrim, Sheyner Asfora, a vice-presidente da Abracrim, Adriana Spengler, Rodrigo Fuziger, presidente da Comissão Nacional de Estudos Jurídicos, e o vice-presidente da Abracrim São Paulo, que também contribuíram com artigos.

O livro foi publicado pela editora D’ PLÁCIDO e está sendo vendido na Amazon.