Advogados e desembargadores trabalhistas palestram no Congresso da Agatra nesta sexta-feira

Goiânia sedia até esta sexta-feira (17) a 12ª edição do Congresso da Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18). Trata-se do primeiro congresso prático trabalhista do Estado de Goiás, organizado pela Agatra em parceria com a Seção Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) e a Escola Superior de Advocacia Trabalhista de Goiás Doutor Julpiano Cortez (Esat). Hoje, advogados e desembargadores trabalhistas falarão sobre sustentação oral, recurso ordinário, procedimentos gerais sobre as turmas do TRT, audiência de instrução e ônus da prova.

A programação conta com amplas discussões ligadas à advocacia trabalhista, permitindo o networking e a troca de ideias entre os participantes. Na manhã da quinta-feira, 16, segundo dia de evento, foi lançado o livro “Direito do Trabalho na Contemporaneidade: Desafios e Tendências”, a primeira obra lançada pela Agatra em 43 anos de existência.

O presidente da entidade, Fernando Mendes, lembra que parte das vendas será destinada às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Para ele, o livro é uma celebração do conhecimento, da dedicação e do legado que a entidade carrega. “Os artigos presentes na obra evidenciam a importância da advocacia trabalhista e do conhecimento trazido por aqueles que fazem parte de uma instituição que, há décadas, tem sido um farol para a advocacia trabalhista em Goiás”, diz.

“O livro representa um marco na trajetória da entidade, reafirmando seu compromisso com o conhecimento científico e o aprimoramento do direito do trabalho”, destaca a diretora da Esat, Cristiane Pavan, que atuou como uma das coordenadoras da obra.

A abertura, na quarta-feira, 15, teve a mesa composta integralmente por mulheres. “Foi o primeiro congresso a ter uma composição 100% feminina na solenidade inicial”, afirma o presidente da Agatra, Fernando Mendes. “Precisei viver 72 anos de vida, mais de quatro décadas de carreira jurídica para ver isso”, discursou a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes. Representantes da advocacia, magistratura e Ministério Público do Trabalho (MPT) participaram da solenidade.

A primeira conferência abordou o “Uso da Inteligência Artificial na Prática Trabalhista”, conduzida pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, e pela advogada Carolina Tupinambá. Além disso, o congresso, ao longo dos três dias, discute temas como: ferramentas para alavancar a execução trabalhista individual e coletiva; formas de utilizar corretamente as provas digitais no processo trabalhista, entre outros.

Homenagem

Nesta edição, o congresso homenageou o advogado Jerônimo José Batista. Ele é um dos ex-presidentes da Agatra, com mandatos em diferentes períodos (1993 a 1995 e 1997 a 1999). A homenagem é uma forma de reconhecer a sua importante atuação à frente da entidade e notória contribuição para a advocacia trabalhista goiana.

Confira, abaixo, a programação desta sexta-feira

8h30 – Tema: Sustentação Oral e Recurso Ordinário Perfeito na Prática.
10h30 – Tema: Procedimentos Gerais sobre as Turmas do TRT18.
13h30 – Tema: Audiência de Instrução e Julgamento e Dinâmica do Ônus da Prova.