O conselheiro seccional da OAB-GO, o decano Carlos André Pereira Nunes, foi nomeado presidente da Comissão Especial de Direito e Literatura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). Ela tem como finalidade promover o diálogo entre os universos jurídico e literário, valorizar a linguagem, estimular a reflexão humanística e contribuir para a formação crítica da advocacia por meio da literatura e das políticas de linguagem no país.
A nomeação foi formalizada por meio da Portaria n.º 131/2025, assinada em 5 de abril pelo presidente nacional da OAB, José Alberto Simonetti, e pelo coordenador nacional de Comissões, Procuradorias e Projetos Estruturantes do CFOAB, Rafael de Assis Horn.
Ao assumir a presidência da comissão, Carlos André destacou a importância do espaço como instrumento de aproximação entre o Direito e as artes, reforçando o papel da linguagem como elemento central da prática jurídica.
“A literatura é uma ferramenta poderosa de reflexão sobre o humano, e o Direito, em sua essência, também o é. Trabalhar essa interseção é uma forma de enriquecer a formação e a atuação dos operadores do Direito. É uma honra liderar essa iniciativa pelo CFOAB”, afirmou.
Além de conselheiro seccional da OAB-GO na gestão 2025–2027, Carlos André também representa o CFOAB em temas ligados a tratados internacionais sobre a Nova Ortografia. Sua atuação é marcada pelo incentivo à formação contínua da advocacia e pela valorização da linguagem jurídica como instrumento de cidadania e desenvolvimento institucional.