Reconhecimento de paternidade: inscrições para o programa Meu Pai Tem Nome terminam domingo

Publicidade

Pessoas de todo o estado interessadas em participar de evento de reconhecimento de paternidade/filiação da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) podem se inscrever até o próximo domingo (07/07). Denominado Meu Pai Tem Nome, o programa é realizado nacionalmente pela Defensoria Pública e terá sua edição no dia 17 de agosto próximo.

Para receber atendimento, é necessário verificar o passo a passo detalhado disponível no site da Instituição (http://www2.defensoria.go.def.br/pai-tem-nome) e realizar inscrição prévia até 07 de julho.

Durante a ação, será feito, de forma extrajudicial, o reconhecimento de paternidade/maternidade. Caso necessário, haverá também a realização de exame de DNA.

A população deverá se cadastrar de forma presencial nas cidades em que a DPE-GO está instalada (confira a lista abaixo). A novidade deste ano é que pessoas residentes em outros municípios poderão se inscrever virtualmente por meio de ChatBot disponível também no Portal DPE.

Unidades em que será realizada a inscrição presencialmente:

Unidade Marista – Goiânia
Endereço: Alameda Cel. Joaquim de Bastos, nº 282, Setor Marista, Goiânia – GO. CEP: 74175-150

Unidade Anápolis
Endereço: Avenida Pinheiro Chagas, quadra 11, lote 49, Bairro Jundiaí, Anápolis – GO. CEP: 75110-580

Unidade Aparecida de Goiânia
Endereço: Avenida de Furnas, Setor Araguaia, Aparecida de Goiânia, GO, 74981-145

Unidade Inhumas
Endereço: Rua Tóquio, Qd. 01, Lt. 13, Residencial Watanabe, Inhumas – GO. CEP: 75407-106

Unidade Trindade (no período da Romaria do Divino Pai Eterno as inscrições em Trindade serão on-line)
Endereço: Praça Constantino Xavier, nº 330, Centro, Trindade – GO. CEP: 75380-000

Unidade Valparaíso de Goiás
Endereço: Avenida Alemanha, esquina com a Rua Grécia, quadra 55, lote 1, 1º andar, Parque Esplanada III, Valparaíso de Goiás – GO. CEP: 72876-355

Unidade Luziânia
Endereço: Rua Florentino Chaves, QD 73 LT 30, 159, Centro, Luziânia, GO, 72800-520

Sobre o Meu Pai Tem Nome

O programa “Meu Pai Tem Nome” é uma iniciativa voltada para garantir o direito ao reconhecimento de paternidade ou maternidade para todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos. O objetivo principal é assegurar que cada pessoa tenha seu pai/mãe biológico ou socioafetivo registrado em sua certidão de nascimento/casamento, promovendo o reconhecimento legal e afetivo dessa relação.

O programa oferece assistência jurídica gratuita para facilitar processo de reconhecimento de paternidade/maternidade. Por meio de campanhas de conscientização e mutirões de atendimento, “Meu Pai Tem Nome” busca reduzir a desigualdade, fortalecer os laços familiares, proporcionando uma identidade completa para todos os envolvidos e contribuir com a redução dos índices de subregistro de paternidade.

O programa, que nasceu no estado de Goiás, se tornou nacional em 2022, quando foi realizada a primeira edição do Dia “D”, por todas as Defensorias Públicas do país.