LBCA promove live com o pesquisador Bruno Lima sobre o “advogado dos escravos” Luiz Gama

Na quinta-feira (24), data do falecimento de Luiz Gama, será realizada às 11 horas, ao vivo, no canal do YouTube do Subcomitê Afro/Comitê de Diversidade & Inclusão da Lee, Brock, Camargo Advogados um Papo Afro especial, live com a participação do advogado e pesquisador Bruno Lima, considerado um dos maiores especialistas do país naquele que é considerado o “advogado dos escravos”, Luiz Gama (1830-1882).

A mediação do evento ficará a cargo da jornalista, gerente de conteúdo da LBCA e presidente do Subcomitê Afro, Santamaria N. Silveira; do sócio da banca, Anderson de Araújo Santos, vice-presidente do Subcomitê Afro e do advogado e membro do Subcomitê Afro, Thiago Marcílio.

Para assistir acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=Bze2qgp_kAo.

Pesquisa

Durante nove anos, Bruno passou pesquisando a obra de Luiz Gama nos arquivos de tribunais e de veículos da imprensa – que ficou invisibilizada durante muito tempo – mas revelou a história incomum de um advogado negro e abolicionista, que conseguiu libertar nos tribunais mais de 500 pessoas escravizadas. A pesquisa de Bruno desdobrou-se em uma série de 11 livros (editora Hedra).

Bruno Lima é graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia; Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília e Doutor em História do Direito pela Universidade de Frankfurt, Alemanha, com tese sobre a obra jurídica de Luiz Gama.

Em 2022, Bruno ganhou o prêmio Walter Kolb de melhor tese da Universidade de Frankfurt e, este ano, a medalha Otto Hahn da Sociedade Max Planck. Atualmente, é pós-doutorando no Instituto Max Planck de História do Direito e Teoria do Direito.