
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás vai empossar 10 desembargadores nesta sexta-feira (15), às 16 horas, em solenidade no Plenário do TJGO, em Goiânia, presidida pelo chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, e com transmissão ao vivo pelo canal institucional do TJGO no Youtube.
Serão empossados Sebastião Luiz Fleury, Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, Reinaldo Alves Ferreira, Sérgio Mendonça de Araújo, Ana Cristina Ribeiro Peternella França, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, Lília Mônica de Castro Borges Escher, Camila Nina Erbetta Nascimento, Roberto Horácio de Rezende e Jeronymo Pedro Villas Boas.
Na cerimônia de posse, os novos desembargadores serão saudados pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis. Também manifestarão o procurador-geral da Justiça, Aylton Flávio Vechi, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara.
As vagas
Nove vagas vagas ocupadas hoje são originárias da Lei nº 21.237, de 12 de janeiro de 2022. Elas serão ocupadas por oito magistrados de carreira, promovidos pelos critérios do merecimento e antiguidade. E uma vaga ao quinto constitucional do Ministério Público, que será preenchida pela procuradora de Justiça Ana Cristina Petternela França. Também está sendo preenchida a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Walter Carlos Lemes.
Ainda existe uma vaga a ser preenchida. Mas esta aguarda posicionamento do Conselho Nacional de Justiça. O TJGO entendeu inicialmente que ela era destinada ao MP de Goiás. Mas houve recurso da OAB-GO.
Confira a biografia de cada um dos que serão empossados hoje
Sebastião Luiz Fleury
Sebastião Luiz Fleury nasceu em Inhumas, Goiás. Filho de Luiz Gonzaga Fleury e Graciema Silva Fleury. É casado com Tânia Márcia Valadão de Brito Fleury e tem dois filhos: Luiz Eduardo de Jesus Fleury e Daniel Valadão de Brito Fleury. Seu ingresso na magistratura de Goiás se deu em 30 de agosto de 1989. Atuou nas comarcas de Edeia, Acreúna, Cristalina, Uruaçu, Anápolis e Goiânia. Atualmente, ocupava o cargo de juiz substituto em segundo grau.
Doraci Lamar Rosa Andrade da Silva Andrade
Doraci Lamar Rosa Andrade da Silva Andrade, nasceu em Goiânia e é filha de Jacy Rosa da Silva e de Doraci Andrade da Silva. É casada com Flávio Antônio Andrade e mãe de Flávio Antônio Andrade Júnior e Ivana Rosa de Andrade. Ela tem um neto e seu ingresso na magistratura de Goiás foi em 9 de agosto de 1989. Atuou nas comarcas de Padre Bernardo, Mossâmedes, Mineiros, Itumbiara e Goiânia.
Foi coordenadora do Programa Justiça Preventiva do TJGO gestão 95/96, tendo apresentado os Projetos Justiça Alternativa, Justiça Itinerante, Justiça Educacional dos quais também foi coordenadora. Foi colaboradora do Projeto Justiça Ativa implantado desde 1995 e coordenadora do Projeto Justiça Móvel de Trânsito, por 12 anos. Também atuou como coordenadora geral da Comissão do Movimento Nacional de Conciliação no TJGO, de 2006/2010, assim como de Bancas de Conciliação de Goiânia. Era juíza substituta em segundo grau até o presente momento.
Reinaldo Alves Ferreira
Natural de Santa Helena de Goiás, Reinaldo Alves Ferreira é filho de Eurípedes Alves Ferreira e Adelaides Maria Ferreira. Sua mulher é Shirli Mendonça Marques. Começou sua carreira na magistratura de Goiás em 1º de outubro de 1991, tendo atuado nas comarcas de Edeia, Cristalina, Rio Verde e Goiânia e, atualmente, atuava como juiz substituto em segundo grau. Foi juiz auxiliar da presidência do TJGO por três gestões, com os presidentes Leobino Valente Chaves, iniciada em 2012, Ney Teles de Paula de 2013 a 2015, e, novamente, com o desembargador Leobino Valente Chaves, em 2016. Nesta gestão do biênio corrente, é vice-diretor da Escola Judicial (Ejug) do TJGO.
Sérgio Mendonça de Araújo
Sérgio Mendonça de Araújo nasceu em Goiânia. É filho de Ernani Martins de Araújo e Maria Conceição Mendonça de Araújo. Tem dois filhos, Liliane Jaime Mendonça de Araújo e Sérgio Mendonça de Araújo Filho, e dois netos. Começou no Judiciário goiano em 1978, pelo cargo de oficial de justiça, sem ônus, e Assistente Judiciário sob o regime da CLT. Em março de 1983, ingressou no Ministério Público do Estado de Goiás como promotor de justiça e, em outubro do mesmo ano, entrou na magistratura de Goiás. Atuou nas comarcas de Vianópolis, Jussara e Goiânia. Até o presente momento, atuou como juiz substituto em segundo grau.
Ana Cristina Ribeiro Peternella França
Ana Cristina Ribeiro Peternella França nasceu em Morrinhos, Goiás. É filha de Evair Antônio Bueno Peternella (falecido) e Mariza Ribeiro de Paiva Peternella. Tem dois filhos, Guilherme e Rafael Peternella França. É casada como o desembargador Carlos Alberto França. Ana Cristina Peternella é do Ministério Público do Estado de Goiás, tendo iniciado sua carreira nessa esfera em abril de 1989, com atuação nas comarcas de Fazenda Nova, Israelândia, Niquelândia, Itaberaí e Formosa. Foi promovida à procuradora de justiça em 1995.
Fabiano Abel de Aragão Fernandes
Fabiano Abel de Aragão Fernandes é goiano de Goiânia e filho de Armando Abel de Aragão Fernandes e Maria Geni de Aragão Fernandes. É casado com Cejane Baiocchi de Souza e pai de Larissa Menezes Nery de Aragão. Ingressou na magistratura goiana em 14 de janeiro de 1993 e atuou como titular nas comarcas de Taquaral de Goiás, São Luís de Montes Belos, Anápolis e Goiânia.
Foi juiz membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado de Goiás, de 2004 a 2017; juiz membro do Conselho Estadual de Tóxico e Entorpecente, de 1997 a 2000; juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás como suplente de 2014 a 2016 e como titular de 2016 a 2018. No biênio 2019/2021, foi auxiliar da presidência do TJGO. Até o presente momento, atuava como juiz substituto em segundo grau.
Lília Mônica de Castro Borges Escher
Natural de Goiânia, Lília Mônica de Castro Borges Escher é filha de Domingos Lemes Borges (falecido) e Alba de Morais Castro Borges. É casada como o desembargador Carlos Hipólito Escher e tem uma filha, dois filhos e uma neta: Isadora de Castro Borges Araújo, Alberto Rodrigues de Araújo Filho, Murilo de Castro Borges Araújo e Amanda Araújo Barsch.
Lília Mônica iniciou sua carreira na magistratura de Goiás em 1989. Foi titular nas comarcas de Estrela do Norte, Varjão, Cristalina, Anápolis e Goiânia. Foi Juíza Eleitoral Titular em Goiânia no período de 2003 a 2005. Desde 2011, é juíza substituta em segundo Grau.
Camila Nina Erbetta Nascimento
Camila Nina Erbetta Nascimento é natural de Uberlândia, Minas Gerais. É filha do juiz aposentado Camilo Alves do Nascimento e de Maria Aparecida Erbetta Nascimento. É casada com Ramon Ramos Filho e mãe de Eduardo Erbetta Nascimento Abdon Moura.
Ingressou na magistratura em 1991, tendo sido titular nas comarcas de Urutaí, Bela Vista de Goiás, Pires do Rio, Catalão e Goiânia. A magistrada esteve na Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás como juíza auxiliar em duas gestões: 2012 e 2021. É juíza substituta em segundo grau desde julho de 2021.
Roberto Horácio de Rezende
Roberto Horácio de Rezende nasceu em Catalão, Goiás. É filho de Geraldo de Rezende e Olga Ribeiro de Rezende. O magistrado tem três filhas, Marina Martins Rezende, Camila Martins Rezende e Lígia Martins Rezende. Seu ingresso na magistratura goiana foi em 1989. Atuou nas comarcas de Buriti Alegre, Mara Rosa, Santa Helena de Goiás, Aparecida de Goiânia, até chegar ao cargo de juiz substituto em segundo Grau.
Jeronymo Pedro Villas Boas
Jeronymo Pedro Villas Boas é natural de Uberaba, Minas Gerais. É filho de Antônio Villas Boas (falecido) e Marlene Bessim Villas Boas. É casado com Maria José Rodrigues Villas Boas e pai de Pedro Antônio e Victória Catherine Rodrigues Villas Boas.
Ingressou na magistratura de Goiás em 1991. Foi titular nas comarcas de Cachoeira Alta, Padre Bernardo, Porangatu, Morrinhos e Goiânia. Foi juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO) e da presidência do TJGO. Também foi juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
Lotação dos novos integrantes do TJGO:
7ª Câmara Cível
Desembargador Sebastião Luiz Fleury
Desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade
Desembargador Sérgio Mendonça de Araújo
Desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França
Desembargador Fabiano Abel de Aragão Fernandes
3ª Câmara Criminal
Desembargadora Lília Mônica de Castro Borges Escher
Desembargadora Camila Nina Erbetta Nascimento
Desembargador Roberto Horácio de Rezende
2ª Câmara Cível
Desembargador Reinaldo Alves Ferreira
6ª Câmara Cível
Desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas.